e- SUS Atenção Básica e Algumas Dúvidas


O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS AB, faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico.


Aqui estão algumas dúvidas frequentes:

  • Implantação

Como será o processo de implantação do e-SUS AB na unidade de Atenção Básica?
O processo de implantação depende da estrutura disponível nas unidades de Atenção Básica do município. A identificação dessa estrutura irá subsidiar o que se convencionou chamar de “cenário de implantação”, condição que impacta diretamente na escolha da forma de transmissão dos dados, ou seja, se será feito por meio de CDS ou PEC, ou a partir de sistema próprio já existente.
Além da identificação do cenário, o gestor municipal e as equipes de saúde deverão dialogar sobre a organização do processo de trabalho das equipes no que diz respeito à coleta de dados e digitação deles no software escolhido. Esta é uma etapa importante do envio de informações ao Ministério da Saúde e precisa ser considerada desde o início.
Depois dessa etapa, o gestor deverá acessar o Sistema de Controle de Uso do e-SUS AB disponível no Portal do DAB, e responder ao questionário sobre os dados de estrutura das unidades. Ao final, o sistema irá sugerir, a partir das informações disponibilizadas, qual o software mais adequado para cada unidade.

Quem deve alimentar o e-SUS AB/SISAB?
O e-SUS AB pode ser utilizado por todos os profissionais e equipes de Atenção Básica: as equipes tradicionais, de Saúde da Família, de Núcleos de Apoio à Saúde da Família, de Consultório na Rua, do Programa Melhor em Casa, bem como as equipes que desenvolvem atividades junto ao Polo da Academia da Saúde. Com qualquer um desses serviços é possível começar a usar esse sistema de informação.
  • PEC
Para o envio do PEC, é preciso centralizar os dados para fazer o envio à base de dados nacional? 
O envio pode ser feito diretamente pelo PEC instalado na UBS ou por meio de um PEC centralizador no município.

Como funciona a escuta inicial na prática? O agendamento da escuta inicial é sempre realizado pelo recepcionista? Depois que o paciente saiu da consulta médica e é colocado novamente na lista de atendimento, é correto ele aparecer para escuta inicial?
De acordo com o fluxo-padrão de UBS em que há escuta inicial, os usuários que chegam na unidade, seja por demanda espontânea seja para atendimentos agendados, passam pela escuta para que tenham sua demanda acolhida e melhor direcionada dentro do serviço. No entanto, não é obrigatório que a inclusão do cidadão na lista seja feita pelo recepcionista, isso pode ser realizado pelo próprio profissional que estiver realizando a escuta. Como cada município tem um jeito próprio de organizar o acolhimento/escuta inicial, gestores e trabalhadores podem decidir em comum acordo sobre seu funcionamento.

Como corrigir a ocorrência de cadastro duplicado no sistema, por exemplo, quando a UBS faz o cadastro no PEC e, em outra oportunidade, o ACS cadastra o usuário via ficha de cadastro individual?
No momento, não é possível fazer essa correção, mas esse problema já está sendo discutido pela equipe de desenvolvimento e análise para ser implementado nas próximas versões do sistema. Até que seja desenvolvido um dispositivo para impedir a duplicação de registros, sugere-se que as equipes se atentem para o cadastramento dos usuários, organizando os fluxos e mantendo apontamentos dos cadastros já realizados, entre outras providências.
  • CDS
Como fazer o backup de dados no módulo CDS?
É importante garantir o backup dos dados. Para tanto, deve-se copiar a pasta “../bin/database/” para um local seguro ou exportar os dados a serem enviados.

Qual o período que devo informar os dados de cadastro e produção pelo e-SUS AB? 
A periodicidade dos envios vai depender da organização no município, podendo ocorrer: diariamente, semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente. O prazo máximo recomendado para envio das informações de produção é de 30 dias, que equivale ao envio mensal. Para repasse de recursos, devem ser observados os prazos de acordo com a finalidade: i) competência mensal – caso em que o PAB Variável é cortado se não houver envio de dados por três meses consecutivos; ou ii) PSE – caso de recursos e prazos específicos, descritos em portarias. O sistema não limita o envio por competência, ou seja, é permitido enviar dados retroativos em até um ano, para fins epidemiológicos ou por conta do PSE.
  • Relatórios
Como fazer para extrair os relatórios das informações compiladas em cada um dos sistemas (CDS e PEC)? 
Ao fazer login no PEC Prontuário ou PEC centralizador, com o perfil de gestor ou coordenador, tem-se acesso os relatórios por meio do ícone “Relatórios”. Lá estão disponíveis os relatórios de: atendimento, acompanhamento, procedimento, exames, conduta, monitoramento e consolidado.

Quais relatórios serão emitidos pelo sistema? 
No PEC prontuário ou no PEC centralizador, estão disponíveis relatórios sintéticos sobre cadastro, atendimentos, exames, condutas/desfecho de atendimentos, monitoramento e relatórios operacionais. Em certa medida, esses relatórios são semelhantes às fichas B (de acompanhamento do SIAB); porém, com dados referentes aos atendimentos realizados por toda a equipe e não somente os dos ACS.


Vocês podem encontrar outras perguntas frequentes no Portal da Saúde, é só clicar AQUI.
Quer saber mais sobre o e-SUS? Acesse: http://dab.saude.gov.br/portaldab/esus.php.


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