e-Gestor: Acesso e Cadastro de Perfil

Oi, eu sou o Goku...

Brincadeira.

Sou Wemerson Rafael e irei falar sobre o e-Gestor AB.
Sempre tive dúvidas sobre os acessos do e-Gestor, dúvida em como ter acesso aos programas que nele são vinculados, como gerar contra-chave do e-SUS PEC (isso falarei em outro momento) entre outras dúvidas. Neste post irei explicar um pouco sobre os acessos e como adicionar perfil para acesso a um programa que o usuário ainda não possui.
Então, vamos conhecer um pouco do e-Gestor.


  • Conhecendo o e-Gestor

Primeiro. O que é o e-Gestor AB?

O e-Gestor AB (Atenção Básica) é uma plataforma WEB para centralização dos acessos e perfis dos sistemas da Atenção Básica - AB, bem como um aglutinador de informações próprias para os gestores estaduais e municipais.

Segundo. Quais os sistemas que podem ser acessados pelo e-Gestor AB?

e-Gestor AB disponibiliza os seguintes sistemas: 
  • EAAB – Sistema da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil
  • PMAQ – Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica
  • PSE – Programa Saúde na Escola
  • Sistema de Equipamentos para ESB
  • SISAB – Sistema de informação para a Atenção Básica
  • VITAMINA A – Sistema do programa de Suplementação de Vitamina

Com essas informações podemos dar continuidade.
Ao entrar no site do e-Gestor (https://egestorab.saude.gov.br/) nos deparamos com a seguinte tela:

Imagem 01 - Tela inicial do site e-Gestor

Nosso objetivo aqui são os acessos, então vamos focar neles.
Para que tenhamos acesso aos programas vamos em "Acesso Restrito".
Abrirá a seguinte tela:

Imagem 02 - Ambiente Restrito

O "Ambiente Restrito" é onde entramos com login e senha, no caso, CNPJ ou CPF do usuário e senha. Para que possamos cadastrar Gestores da Atenção Básica, temos que acessar com o CNPJ do Fundo Municipal de Saúde e senha de acesso ao fundo.

  • Acessando com CNPJ do Fundo Municipal de Saúde
Imagem 03 - Acesso do Fundo

Ao acessar com o CNPJ nos deparamos com a tela apresentada na Imagem 03 onde temos as boas vindas e as informações de que com este perfil de acesso só é possível cadastrar Gestores da Atenção Básica e que os perfis de gestores não tem acesso aos sistemas, o gestor é responsável para cadastrar os perfis de acesso daqueles que irão acessar os sistemas, podendo ele mesmo adicionar à ele perfis de acesso à qualquer sistema disponível no e-Gestor AB.
Na tela de acesso do Fundo também temos a lista de gestores já cadastrados:

Imagem 04 - Lista de Gestores

Onde aparece o Nome do Gestor e Ação de deseja fazer, podendo "Ver Contato", "Alterar Cadastro" e "Excluir" o gestor.

  • Cadastrando Novo Gestor
Para adicionar um novo gestor, vamos em "Cadastrar NOVO".

Imagem 05 - Novo Cadastro de Gestor (a)
Imagem 06 - Novo Cadastro de Gestor (b)

Preenchemos os dados solicitados (Imagens 05 e 06) e clicamos em salvar, assim teremos um novo perfil de gestor cadastrado e ele irá aparecer na lista de gestores.

  • Acessando como Gestor da Atenção Básica
Agora, para ter acesso aos programas precisamos entrar com CPF e senha de Gestor da Atenção Básica ou técnico se já for cadastrado com técnico. No acesso aparecerá a seguinte tela:

Imagem 07 - Acesso de Gestor (a)

Imagem 08 - Acesso de Gestor (b)

Onde são apresentados os Sistemas de quais programas o gestor pode acessar e seus perfis de acesso como mostrados nas imagens 07 e 08.

  • Adicionando Novo Perfil de Acesso
Para que tenha acesso ao sistema de algum programa que não aparece no acesso é necessário Adicionar Novo perfil de Acesso, isso só pode ser feito por um Gestor da Atenção Básica.

Imagem 09 - Gestor, Gerenciando Usuários

Deve clicar em "Gestor da Atenção Básica", ao abrir deve clicar no nome do município e depois em "Gerenciar Usuários". Irá abrir a seguinte tela:

Imagem 10 - Gerenciando Acesso a Programas 
Imagem 11 - Gerenciando Acesso a Programas 

Com a Lista de Responsáveis Municipais poderá cadastrar NOVO ou Adicionar Perfil. O processo de Cadastro de Novo Responsável é igual ao Cadastro de Novo Gestor Municipal, então vamos Adicionar perfil a um responsável já existente. Ao clicar no nome do Responsável irá abrir uma série de ações que podem ser feitas, como mostrada na Imagem 11, deve-se clicar no botão "Adicionar perfil".

Imagem 12 - Adicionando Perfil de Acesso
Imagem 13 - Adicionando Perfil de Acesso

Ao Abrir a tela aparecerá os dados do Responsável, a opção para Cadastro de Novos Perfis de Acesso e os Perfis Cadastrados.
Para incluir um novo Perfil de Acesso, deve-se escolher o Programa, o Perfil de Acesso para esse responsável e o Módulo caso haja e depois clicar no botão "Adicionar".
Imagem 14 - Adicionando Perfil de Acesso

E o perfil será adicionado com sucesso e aparecerá na lista de Perfis Cadastrados para este responsável.
Quando o mesmo entrar com o CPF e a senha dele o acesso já estará disponível.

Imagem 15 - Cadastrando perfil de Acesso

Assim procedemos para adicionar todos os perfis que o responsável necessita ter acesso.

Então, espero que as dúvidas sobre os acessos do e-Gestor e como cadastrar perfis de acesso tenham sido sanadas. Caso ocorra de Alguma dúvida sobre o assunto de perfis de acesso é só deixar um comentário. Estou sempre aberto a novas ideias e novos questionamentos por isso sintam-se a vontade para falar.

Abraço!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

e- SUS Atenção Básica e Algumas Dúvidas

Apresentação